top of page
Renovação dos votos_edited.png

Nossa identidade

    Somos uma família religiosa.  Todos, em iguais condições de vida, como irmãos, juntos consagram suas vidas e seus estados de vida a Jesus Cristo, na POBREZA, na OBEDIÊNCIA e na CASTIDADE, por meio da vida de oração, do exercício do amor fraterno e do serviço na Obra confiada à Comunidade para a edificação da Igreja e a transformação do mundo.Esta é a nossa identidade, este é o nosso sonho: viver a fraternidade dos primeiros cristãos (At 4,32/2,42). O “amai-vos uns aos outros” se torna mais possível dentro de um espaço, de um clima, de um ambiente que ajuda, que favoreça a realizar este sonho não utópico, mas real. Mas ele só será possível quando for um sonho de todos, sonho comunitário. Somente quando o sonho é de todos se torna realidade. Há momentos na vida de intenso amor, de intensa solidão ou ainda de intensa angústia em que nos vemos obrigados a sair de nós mesmos e a aventurar-nos na noite que nos circunda e quem sabe "em uma noite escura".     No mundo, há dias que a dor é mais forte que o amor. Em uma comunidade fraterna a dor nunca supera, nunca ultrapassa o amor.      A identidade da comunidade é viver “um só coração, uma só alma, um só Espírito”. Somos, como Comunidade, parte de um todo. Somos um lugar de abertura para Deus e para o próximo e então nos tornamos um lugar de amor mútuo: “eu+tu+ele=NÓS. Nossa Comunidade deve ter como profunda IDENTIDADE a “comunhão de colaboração”. Nossa identidade ter que ser e viver a “A COMUNIDADE PARA MIM AO EU PARA A COMUNIDADE”. Esta Família religiosa deseja correr atrás daquele que mais amamos e buscamos sem cessar.  A Família Magnificat tem que ser o amante que procura o amado e o amado que procura o amante, como lemos no cântico espiritual do grande João da Cruz:  

​ 

ONDE É QUE TE ESCONDESTE AMADO,  E ME DEIXASTE COM GEMIDO? COMO O CERVO FUGISTE HAVENDO ME FERIDO: SAI POR TI CHAMANDO... E ERAS JÁ IDO.  

​

 â€‹Somos uma só Família: Magnificat. Nessa única Família -a magnificat- somos em três ramos: Sacerdotes (CEMS), Leigos (a) (CEML) e CEMA (CEMAF). Temos todos nós, o mesmo ideal: viver uma vida de profunda intimidade com Deus, EVANGELIZANDO no PODER DA EUCARISTIA. Essa única família, vivendo os carismas segundo as suas possibilidades, é a Família Magnificat que, na teoria, deseja ardentemente viver o que se propõe e ora para que, na prática, tudo aconteça, embora saibamos serem seus membros humanos e o humano é humano. Nosso Deus, na pessoa de Jesus Cristo se humanizou O verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1). O Divino se humanizou na pessoa de Jesus e o humano se divinizou. Isto é graça, é milagre. É o Amor de um Deus que é definido pelo Evangelista João como “Deus - amor”. Ubi est caritas, Deus ubi est. “ONDE HÁ AMOR, DEUS AÍ ESTÁ”. ​

bottom of page